Como ligar automaticamente a uma rede sem fios no Windows 7?

Quarta-feira, 3 de Março de 2010 por Elton Lopes

Imagine que chega a casa, ao trabalho ou à escola, e apetece-lhe ir navegar um pouco à rede sem fios que tem à sua dispozição. Quando abre a janela com a lista de redes disponíveis, pode deparar-se com uma infindável lista de redes sem fios à volta, seja ela de vizinhos e/ou espaços públicos.
É certo que a opção para guardar e iniciar a ligação automaticamente a uma rede estavam bastante acessíveis, pelo menos no Windows Vista, mas agora, no Windows 7 com um leitor de ecrã encontrar essa bem-dita caixa de verificação parece difícil.

Sabe-se lá porquê, andava eu por aqui a ler um livro distraidamente, quando notei que a minha rede sem fios se desligou porque desactivei acidentalmente o wireless. Quando o activei, apanhei com essa caixa de verificação em cima, e não pude ignorá-la… Seria um pecado! E eis que aqui estou eu.

Muito bem, com o leitor de ecrã NVDA, vamos realizar essa tarefa:

  1. Na lista de redes, posicione-se sob a rede sem fios à qual pretende ligar-se.
  2. Pressione uma seta para a direita, e estará posicionado no botão ligar. Se pressionar uma seta para a esquerda, poderá notar que terá uma caixa de verificação: “Ligar automaticamente”, que está desmarcada.
  3. Agora, é marcar a caixa de verificação, andar uma vez com a seta para a direita até ao botão ligar, entrar e aproveitar!

Nota: O NVDA não anuncia quando a caixa de verificação está marcada ou desmarcada.
Para aceder à lista de redes disponíveis, podemos ir à área de notificação com o comando Windows+B, e localizar o item “Não ligado estão disponíveis redes sem fios” e pressionar espaço nesse item para exibir a lista de redes. Outra forma, é pressionar a tecla de aplicações nesse item, e no menu de contexto entrar no item “Abrir o Centro de Rede e Partilha”. Na janela que é aberta, ir com tab até ao botão ligar a uma rede, e estaremos precisamente no mesmo ecrã que é aberto com a primeira opção descrita.
É de notar também que o termo “Não ligado estão disponíveis redes sem fios” pode variar um pouco. Se, por exemplo, o seu dispositivo wireless estiver desactivado, aparecerá a mensagem “Não ligado, não estão disponíveis redes sem fios”, e por aí vai…
Bom, então, para nos situarmos, estou a referir-me ao item que, por pré-definição está entre o ícone do altifalante, e o ícone com a percentagem da bateria.