Como configurar o Windows Vista ou 7 com as opções de acessibilidade?

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009 por Elton Lopes

Há relativamente pouco tempo, tive de instalar o Windows 7 no computador de um amigo meu.
Realizei os procedimentos normais… reiniciar o computador com o DVD na unidade de DVD’s, carregar numa tecla de função para mostrar o boot menu, escolher a unidade de dvd’s, e esperar que ele carregasse determinados ficheiros.

Depois de carregado, foi só clicar em seguinte >, já que o idioma Português de Portugal já estava seleccionado em todas as opções e, depois, clicar em instalar agora. Passado algum tempo, temos de aceitar o contrato de licença e clicar em seguinte >. No ecrã seguinte, tivemos de escolher qual o tipo de instalação pretendido. Como queríamos uma instalação limpa, mas sem ter de formatar a partição, escolhemos o botão personalizado (avançado), e no ecrã seguinte escolhemos a partição onde queríamos instalar o Windows 7.
Neste caso, como foi detectada uma versão anterior do Windows, apareceu uma mensagem a dizer que, os ficheiros e pastas da instalação anterior seríam movidos para a pasta Windows.old, dentro da mesma partição. Depois de clicar em OK, foi só aguardar pela instalação do Windows 7.
Claro que, tudo até aqui, foi feito com um par de olhos, sem querer ferir a susceptibilidade das pessoas normovisuais…

Após a terceira reinicialização, a minha vida mudou…
Ok, fora de brincadeiras, a minha vida não mudou, mas a dependência de uma pessoa normovisual para configurar o 7 deixou de ser algo obrigatório, se eu não estivesse para decorar certos passos como a configuração do nome de utilizador, password, etc.
Então, pedi ao meu amigo para ver se ocorria alguma modificação no ecrã, depois de pressionar o comando Windows+U (para abrir a Facilidade de Acesso) e, para minha surpresa, aparece-me uma janela com, mais ou menos, as seguintes informações:

“Facilidade de Acesso
Tornar o computador mais fácil de utilizar
Prima a BARRA DE ESPAÇO para seleccionar a opção realçada.

Aumentar os itens no ecrã (Lupa)
Ver mais contraste nas cores (Alto Contraste)
Escrever sem o teclado (Teclado no Ecrã)
Prima os atalhos de teclado uma tecla de cada vez (Teclas
Presas)
Se eu premir repetidamente as teclas, ignorar as pressões
adicionais (Teclas Lentas)
OK Cancelar Aplicar ”

Maravilhoso, não é?
Para além disso, descobri que, quando pressionamos este comando, o foco está no botão cancelar. Para mim que sou cego total, precisava do desgraçado do Narrator… voz em Inglês, não tão bom quanto o NVDA, mas para configurar o Windows dá cá um jeitão! E o que vale, a voz feminina é bem agradável… Ok, regressando à realidade…
Como eu ia dizendo, para iniciar o Narrator, pressiona-se uma vez o tab, para ficarmos em cima da caixa de verificação “Ouvir texto no ecrã lido em voz alta (Narrator)”, pressionar espaço para marcar, e fazemos shift+tab para passar pelas opções Aplicar, Cancelar e OK. Aí, pressionamos espaço, e prossiga com a instalação sem depender daquela pessoa que não o pode ajudar porque foi às compras…

Nota:

  • Os passos acima descritos são de total e inteira responsabilidade do utilizador que os executa.
  • A activação do Narrator no Windows Vista processa-se da mesma forma e nas mesmas circunstâncias.
  • No caso de DVD’s modificados por uma marca, não é garantido que o processo funcione.