Desactivar / activar os balões do Windows

Quarta-feira, 14 de Maio de 2008 por Elton Lopes

Este artigo, tem como objectivo dar-lhe indicações de como pode activar / desactivar um balão no Sistema Operativo da Microsoft, Windows Xp. Se quiser ter uma noção do que é um balão, veja este link, onde poderá também ter uma noção dos vários elementos do Windows.

Activar os balões do Windows

Estas indicações são úteis, para quando instala algum programa que lhe desactiva o aparecimento dos balões.
Para proceder à activação dos balões através do Registo do Sistema, siga os passos descritos abaixo:

  • Ir ao menu iniciar, posicionar o cursor em executar e premir enter.
  • no campo de edição, escrevemos Regedit e pressionamos enter.
  • Já dentro do registo, vamos até à chave:
  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced

  • Pressionamos tab, para passar para o painel que se situa à direita.
  • Se o valor “EnableBalloonTips” não existir, vá ao menu editar com Alt+E, e prima enter no sub-menu novo, valor DWORD. No campo para introduzir um nome para o valor, escreva “EnableBalloonTips” e prima novamente enter.
  • vamos com o cursor / seta abaixo até ao valor denominado “EnableBalloonTips” e prima enter. No primeiro campo de edição que lhe aparece, substitua o valor 0 pelo 1 e prima enter.
  • Agora, basta reiniciar o computador e os balões do Sistema já aparecerão no ecrã.

Se não tiver muita intimidade com o Registo do Sistema, pode abrir o bloco de notas do Windows que está no menu iniciar, programas ou todos os programas, acessório, e colar as linhas que se seguem:

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced]
“EnableBalloonTips”=dword:00000001

Agora, vamos guardar o ficheiro indo ao menu ficheiro, guardar como. No campo de edição que aparece, coloque o nome do ficheiro, seguido da extenção .reg. Por exemplo, Activar_Balão.reg.
Depois de o ter guardado, localize o ficheiro, prima enter no mesmo, e prima enter em sim para associar o valor presente no ficheiro ao Registo. Como no caso anterior, deverá também reiniciar o computador para que as alterações se verifiquem.

Desactivar os balões do Windows

Os passos que seguem abaixo são úteis para quem se arrependeu de ter activado os balões… ou para quem está farto de balões:

  • Tal como no caso anterior, deverá ir ao menu iniciar, posicionar o cursor em executar e premir enter.
  • no campo de edição, escrevemos Regedit e pressionamos enter.
  • Já dentro do registo, vamos novamente até à chave:
  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced

  • Pressionamos tab, para passar para o painel que se situa à direita.
  • Se o valor “EnableBalloonTips” não existir, vá ao menu editar com Alt+E, e prima enter no sub-menu novo, valor DWORD. No campo para introduzir um nome para o valor, escreva “EnableBalloonTips” e prima novamente enter. Quando o valor é criado, normalmente o dado do valor é 0, mas sempre é bom verificar.
  • Para quem já tem o valor ou pretende verificar, vamos com o cursor / seta abaixo até ao valor denominado “EnableBalloonTips” e prima enter. No primeiro campo de edição que lhe aparece, substitua o valor 1 pelo 0 e prima enter.
  • Agora, basta reiniciar o computador e os balões do Sistema já aparecerão no ecrã.

E cá vai outra vez o mesmo blá-blá. Se não tiver muita intimidade com o Registo do Sistema, pode abrir o bloco de notas do Windows que está no menu iniciar, programas ou todos os programas, acessório, e colar as linhas que se seguem:

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced]
“EnableBalloonTips”=dword:00000000

Agora, vamos guardar o ficheiro indo ao menu ficheiro, guardar como. No campo de edição que aparece, coloque o nome do ficheiro, seguido da extenção .reg. Por exemplo, desactivar_Balão.reg.
Depois de o ter guardado, localize o ficheiro, prima enter no mesmo, e prima enter em sim para associar o valor presente no ficheiro ao Registo. Como nos casos anteriores, deverá também reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito.